3.11.10

aula 10


Luis conversando com a classe sobre as flautas no final da aula (foto e vídeos desta postagem: Daniel)

Hoje a aula foi em outra sala, no primeiro andar (nada a ver com questões didáticas, apenas porque a escola estava usando a sala original, que fica no térreo, para alguma outra atividade).

Nosso plano do corredor (depois da reunião da manhã!) de não fazer o Canoeiro para ganhar tempo para o trabalho com a flauta naufragou qundo ouvimos os murmúrios de "Canoeiro", "Canoeiro"... cantamos esta + as canções tradicionais em um só fôlego.

Em seguida, no trabalho com a flauta, retomamos todas as canções auxiliares já trabalhadas até agora (sabiá, bem-te-vi, beija flor, lenha verde, trem de ferro) e introduzimos uma nova, com a nota ré, a partir de uma canção que eles já tinham cantado conosco (bambalalão). Funcionou muito bem! Na próxima aula podemos filmar isto, como filmamos a sequência da aula, quando passamos (uma vez só) o Carrossel (depois de ver que também não haveria tempo para introduzir o que conversamos sobre o arranjo do Trem de ferro!).

Carrossel

letra - Vinícius de Moraes
música - Meca Vargas


"sempre que o sol..."


"pretas e vermelhas..."
Essa música é um dos "hits" da aula! Pela primeira vez (porque estávamos filmando!) as crianças pararam após a primeira repetição!


"marimbondo..."
Ainda não está 100% firme, mas as crianças também gostaram. Por enquanto, parece do ciclo do Carrossel é a canção que mais dá espaço para fugir do uníssono (trinados da cigarra, baixo fazendo o ré...)


"roda roda carrossel..."
Última canção que ensinamos, ainda não está muito firme e faltou totalmente preparar a entrada! Mas está valendo. Lembrando que, depois desta canção, repete-se a primeira ("sempre que o sol...")

Depois do Carrossel, tratamos da entrega das flautas. A maioria das crianças entregou a guia assinada por um responsável. Outra parte esqueceu em casa e dois alunos devolveram a guia em branco porque não obtiveram autorização do responsável para ficar com a flauta. No fim, o Luís decidiu assinar por estes dois e a professora concordou em se responsabilizar pela distribuição do restante das flautas aos esquecidos, que não vão precisar esperar até a próxima aula para recebê-las.

Encerramos a aula cantando o Canto do povo de um lugar com acompanhamento da sirene que anunciava que nosso tempo tinha chegado ao fim.

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