30.11.10

aula 16

Hoje fomos à escola meio sem plano, pois realmente não houve encontros para planejamento após a apresentação. Nossa única certeza era a vontade de continuar o trabalho, de alguma forma. Não sabíamos o quanto as aulas se estenderiam, então talvez hoje fosse a nossa despedida.

Chegamos alguns minutos atrasados. A classe estava tranquila após a aula de artes e conversamos por um tempo com a professora Bianca na porta da sala. Ela comentou que uma das alunas se interessou tanto por música durante o semestre que foi liberada pela escola para fazer aula de piano durante o horário das atividades escolares (que foi o que ela conseguiu).

Quando entramos na sala, conversamos com a classe sobre a apresentação do sábado. Dissemos que ficou tudo muito bom, que a escola colaborou (soubemos que, no fim, o transporte foi disponibilizado no sábado) e que elas foram muito corajosas para encarar aquele tanto de gente que compos o público da apresentação. Comentamos que ainda não sabemos o que irá realmente acontecer em 2011, se a escola vai disponibilizar algum horário em que possamos comparecer... Mas fizemos uma "pesquisa" e praticamente todos levantaram o braço demostrando interesse em continuar as aulas!

Em seguida, repassamos as músicas na flauta. Luis e Daniel fizeram o aquecimento (imitação na flauta e escala: sol-la-si-do-re-do-si-la-sol) enquanto eu escrevia as notas da melodia de Asa Branca na lousa. Depois do aquecimento, tocamos todas as músicas da apresentação e a lemos a Asa Branca, primeiro cantando o nome das notas e acompanhando as alturas com os braços e em seguida na flauta. As crianças tocaram com muito mais facilidade que na última aula (e o som está muito limpo e suave!)

Luis passou para elas, na sequência, a nota mi e, de quebra, mostramos também o dó grave, com todos os furos da flauta fechados. Então, usando o mi, passamos a melodia do canto do povo de um lugar e as crianças conseguiram executá-la com muita facilidade!

No final da aula, propusemos que elas tentem escrever as músicas da apresentação da maneira como grafamos Asa Branca na lousa. (Um menino se manifestou dizendo que já fez! Vamos ver a próxima aula).

Saímos da escola bastante animados, com vontade de preparar um compêndio de melodias fáceis para que as crianças possam eventualmente praticar nas férias!

Nenhum comentário:

Postar um comentário