Hoje a aula correu quase toda como planejamos e terminou com a primeira ida das crianças ao palco, que fica no pátio do recreio. Elas subiram cantando o canoeiro, meninas pela rampa e meninos pela escada da frente e no palco fizemos as canções tradicionais. (Foi a primeira aula em que não cantamos o Carrossel). O grupo de meninas começou a dançar, espontaneamente. Os meninos ficaram mais tímidos. Como primeira ida ao palco, o ensaio de hoje valeu (mesmo com a classe estando bem vazia, segundo a professora devido à uma "emenda de folga" após uma passeio do dia anterior). Mas precisamos trabalhar o que vai ser a movimentação das crianças durante essas canções.
A primeira parte da aula foi na classe, trabalhando as músicas na flauta. Avançamos muito o trabalho com o arranjo do Trem de ferro! Introduzimos a sessão de "conversa" antes do apito do trem (a escaleta do Daniel) e a marcação rítmica com os chocalhos. As crianças devem ter achado muito inusitado o pedido (que teve que ser bem enfático, quase uma ordem) de "conversem!". Repetimos a sequência algumas vezes e o resultado foi bastante fluido! Em seguida, passamos as músicas para flauta e terminamos introduzindo a melodia da Asa Branca. Apesar da melodia ser conhecida por quase todos, houve alguma dificuldade. Acabamos escrevendo o começo da melodia na lousa (foto abaixo) e o desempenho da classe melhorou. Foi interessante termos cantado a música com nome de nota, como uma primeira experiência de solfejo! Isso não tínhamos planejado.
Agora, daqui até o dia da apresentação, devemos ter uma sequência de aulas extas, para retomar e completar o arranjo do Trem de ferro e melhorar o posicionamento das crianças no palco.
A primeira parte da aula foi na classe, trabalhando as músicas na flauta. Avançamos muito o trabalho com o arranjo do Trem de ferro! Introduzimos a sessão de "conversa" antes do apito do trem (a escaleta do Daniel) e a marcação rítmica com os chocalhos. As crianças devem ter achado muito inusitado o pedido (que teve que ser bem enfático, quase uma ordem) de "conversem!". Repetimos a sequência algumas vezes e o resultado foi bastante fluido! Em seguida, passamos as músicas para flauta e terminamos introduzindo a melodia da Asa Branca. Apesar da melodia ser conhecida por quase todos, houve alguma dificuldade. Acabamos escrevendo o começo da melodia na lousa (foto abaixo) e o desempenho da classe melhorou. Foi interessante termos cantado a música com nome de nota, como uma primeira experiência de solfejo! Isso não tínhamos planejado.
Agora, daqui até o dia da apresentação, devemos ter uma sequência de aulas extas, para retomar e completar o arranjo do Trem de ferro e melhorar o posicionamento das crianças no palco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário