11.8.10

plano do estágio

Plano elaborado durante a disciplina Metodologia da educação musical I, no primeiro semestre de 2010. Consiste de plano geral e esboço de 3 aulas.

Descrição panorâmica
Pretendemos realizar um trabalho de iniciação musical, com base no repertório para canto e flauta doce, inspirado diretamente nas práticas pedagógicas do ensino waldorf.

Público alvo (ideal)
Crianças entre 8 e 10 anos (quantas?)

Objetivos
Trabalhar a musicalidade das crianças por meio da vivência do elemento musical – a própria voz e a prática de instrumentos. Com o canto, partir da linha melódica simples ao cânone. Com os instrumentos, desenvolver um trabalho de iniciação.

Estratégia metodológica
• Realização da prática de repertório (definir com cuidado! Prever músicas cantadas “na oitava da criança”; prever uma ou outra canção em língua desconhecida!) utilizando principalmente o canto e a flauta doce (compor arranjos apropriados para a iniciação ao instrumento; considerar a composição de “arranjos abertos” ).
• Um dos elementos do repertório devem ser “canções-histórias” que podem ser encenadas, considerando turno de papéis.
• Prever uma apresentação à comunidade escolar ao final do percurso.

Materiais, equipamentos, infraestrutura
• Sala de aula, flautas doce (verificar com a classe a possibilidade de que flautas sejam emprestadas à classe durante o semestre do estágio), “instrumentos complementares” (kântele, percussão... dependendo dos arranjos, que também dependerão dos instrumentos);
• A apresentação final independe de haver teatro ou não, pode ser feita ao ar livre (mas isso precisa ser definido antes, porque pode interferir na escolha do repertório).

Atividades previstas – Dinâmica das aulas
• Chegaremos (professores) à sala de aula cantando e/ou tocando.
• Realização de uma parte rítmica e corporal; considerar a possibilidade de explorar a própria flauta como instrumento rítmico.
• Introdução de canções (repertório) – momento flauta.
• Montagem de uma cena (a partir de uma canção-história introduzida nas duas primeiras aulas; é provável que, em um semestre, seja possível trabalhar com até três canções-histórias); prever duas montagens a cada aula, com rotatividade nos papéis.
• prática de repertório já ensaiado (nas aulas mais adiantadas do curso)
• Encerramento da aula com ritmo.
• Saída da aula cantando.

Atividades complementares
• Levar concertos de música de câmara (CMU) à escola ao longo do semestre;
• Prever participação de músicos instrumentistas (diversos) em algumas aulas e talvez na apresentação final.


Repertório (em construção)

Canto
Canoeiro – Caymmi
Canção da partida – Caymmi
Cirandeiro (cirandas em geral)
Moinho de vento
Qui nem jiló – Luiz Gonzaga
Carrossel – Vinícius
(4 canções; possibilidade de flauta na parte da cigarra; contém cânone)
Benke – Milton
Ubá (cânone)
Bola de meia boa de gude - Milton
Canto do povo de algum lugar – Caetano (se der, c/ flauta)
Piruetas
Tem gato na tuba (levar a tuba)
Cacuriá
(Canções de Natal)

Canto com flauta
Margarida
Samba de uma nota só
Yellow submarine (Beatles)
With a little help of my friends (Beatles)

• Os arranjos serão feitos a partir deste repertório. Estratégia: cantar e tocar de tudo (dentro deste repertório) e desenvolver o que for funcionando melhor.
• As canções-histórias estão sendo ainda buscadas/compostas.


Aula 1
• Chegar cantando e tocando Canoeiro (voz, violão, flauta, tambor).
• Tentar, com base na repetição, fazer com que eles cantem. Introduzir uma parte rítmica (palmas) para ajudar a engrenar.
• Apresentar a canção-história.
• Entregar as flautas – atividade rítmica com a flautas: postura, posição, embocadura articulação: a nota si. Tudo por imitação. (Relação da história com a nota si a ser desenvolvida nas aulas seguintes).
• Canto do povo de algum lugar – Caetano.
• Verso de encerramento.
• Saída da aula cantando o Canoeiro.

Aula 2
• Chegar cantando o Canoeiro de novo.
• Trabalhar a parte rítmica novamente a partir do Canoeiro (palmas e introduzir pés). Ver se dá para passar o tambor para eles. A ideia é ir acrescentado elementos.
• Momento flauta: nota si e introduzir o lá, mantendo atenção com as questões técnicas.
• Apresentação e introdução das cirandas: formar a roda.
• Retomar a canção-história com o começo de cena.
• Canto do povo de algum lugar – Caetano.
• Verso de encerramento.
• Sair cantando o Canoeiro.

Aula 3
• Chegar cantando as cirandas
• Trabalhar o elemento rítmico na roda, por meio das cirandas.
• Momento flauta: nota si e lá, introduzir o sol, mantendo atenção com as questões técnicas.
• Repertório: Samba de uma nota só.
• Retomar a canção-história e cena (2 elencos).
• Canto do povo de algum lugar – Caetano para encerrar.
• Verso de encerramento.
• Sair cantando o Canoeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário