11.8.10

plano da primeira aula

Hoje ensaiamos a nossa estréia para o dia 17/08. Alteramos alguma coisa do que havia sido previsto no esboço inicial. A alteração mais significativa é a do uso da flauta. Vamos solicitar as doações, mas ainda não sabemos se, estrategicamente, vamos trabalhar com ela nas aproximadamente dez aulas disponíveis que teremos. Vai depender muito do que encontrarmos nesta primeira aula.

A primeira aula servirá, ao mesmo tempo, para nos apresentarmos à classe e para observá-la pela primeira vez. Nosso roteiro ficou assim:

Chegaremos tocando e cantando o Canoeiro, de Dorival Caymmi. O Luis vai tocar violão e eu, a flauta. Em seguida, vamos introduzir o texto da canção. Montamos uma sequência para nos organizarmos com as repetições das estrofes. (O Luis vai ficar responsável por editar as nossas partituras e eu cuidarei da publicação do blog). Subimos um tom em relação à partitura disponível, para que a melodia ficasse mais confortável na voz das crianças e vamos tentar encaixar alguns gestos às estrofes.

Depois do momento Canoeiro, vamos cantar uma canção que pede que cada um fale o seu nome (em breve, deveremos ter essas partituras aqui no blog). Vamos ensinar a melodia ao apresentarmos nossos próprios nomes - e o Luis vai acompanhar ao violão. Vamos tentar aproveitar esta apresentação "mais formal" para contar às crianças que vamos trabalhar com elas ao longo do semestre.

Na sequência, vou "contar-cantando" o Carrosel, (texto de Vinícius de Moraes). Como o texto retoma sempre o girassol, vamos levar uma flor para deixar na classe.

Em seguida, vamos entrar com um pout-pourri de cirandas bem simples (centrado na Ciranda de Lia). Queremos formar logo neste primeiro dia uma roda com a classe. Luis vai tocar violão.

Para finalizar, ainda em roda, vamos introduzir o Canto do povo de algum lugar, de Caetano Veloso. Luis vai tocar violão aqui também e eu vou tentar entrar com alguns movimentos, de acordo com o texto da música.

Em breve, então: as partituras, algumas primeiras imagens e impressões da escola e, principalmente, notícias sobre o "funcionamento" do nosso plano!

Nenhum comentário:

Postar um comentário