Hoje na aula de apoio ao estágio apresentamos um relato da nossa primeira experiência com as crianças. Foram feitos alguns apontamentos a respeito:
-de um lado, foi evidente nossa desorganização e descontrole da sala. Em alguns momentos, as crianças estavam no comando da situação, propondo e tomando iniciativas que conduziram a aula. Como observou o Luis, "faltou liga" entre uma atividade e outra.
-a atividade do jogo ritmico, que não estava no planejamento inicial, precisa ser mantida e explorada como momento de concentração.
-como mudança de planos no repertório, pensamos inicialmente apenas em aumenta-lo, trabalhando deliberadamente com canções infantis "típicas", a exemplo das arranjadas por Heitor Villa Lobos.
-uma dificuldade muito grande e constante parece ser a de "diminuir" a intensidade. Tudo lá é só "muito" e "o tempo todo". Vai ser um desafio propor e criar nuances e sutilezas com as crianças.
-algo que deve contribuir nesse sentido é a retomada da "voz real" das crianças, a partir do repertório - uma das nossas propostas centrais no plano de estágio. O repertório de fato não é aquele ao qual a maioria das crianças parece habituada. No entanto, não é inadequado e nem totalmente alienígena.
-ainda não conversamos com a professora de classe devidamente a respeito dos alunos. Na saída da aula, chegamos a perguntar o que ela faria, por exemplo, no caso dos alunos que se recusam a participar das atividades (eis um assunto que precisamos resolver!). Tudo indica que precisaremos marcar algum horário com ela para conversar sobre isso.
-de um lado, foi evidente nossa desorganização e descontrole da sala. Em alguns momentos, as crianças estavam no comando da situação, propondo e tomando iniciativas que conduziram a aula. Como observou o Luis, "faltou liga" entre uma atividade e outra.
-a atividade do jogo ritmico, que não estava no planejamento inicial, precisa ser mantida e explorada como momento de concentração.
-como mudança de planos no repertório, pensamos inicialmente apenas em aumenta-lo, trabalhando deliberadamente com canções infantis "típicas", a exemplo das arranjadas por Heitor Villa Lobos.
-uma dificuldade muito grande e constante parece ser a de "diminuir" a intensidade. Tudo lá é só "muito" e "o tempo todo". Vai ser um desafio propor e criar nuances e sutilezas com as crianças.
-algo que deve contribuir nesse sentido é a retomada da "voz real" das crianças, a partir do repertório - uma das nossas propostas centrais no plano de estágio. O repertório de fato não é aquele ao qual a maioria das crianças parece habituada. No entanto, não é inadequado e nem totalmente alienígena.
-ainda não conversamos com a professora de classe devidamente a respeito dos alunos. Na saída da aula, chegamos a perguntar o que ela faria, por exemplo, no caso dos alunos que se recusam a participar das atividades (eis um assunto que precisamos resolver!). Tudo indica que precisaremos marcar algum horário com ela para conversar sobre isso.
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