28.9.10

aula 7

Hoje não pudemos contar com a participação do Luis. A professora também não ficou na sala e a aula foi mais curta do que o normal (começou um pouco depois do horário e teve que terminar exatamente no horário, porque as crianças tinham que terminar de escrever um poema).

Não sabemos o que aconteceu ou o quanto pesou a ausência do Luís e da professora na classe mas hoje foi muito difícil conseguir um bom ambiente para o trabalho. Algumas crianças ficaram o tempo todo correndo no fundo da sala.

Assim, começamos com a parte ritmica (imitação). Na imitação melódica, introduzimos o dó e o ré. As crianças perceberam os novos elementos, apesar da bagunça.

Introduzimos a canção da Primavera, com bastante dificuldade também para que a classe pudesse escutar a música, mas elas chegaram a cantar junto.

Depois, estava tudo muito bagunçado e cantamos o canoeiro como tentativa de acalmar os ânimos. O pior não foi nem o ânimo e sim a gritaria! Tudo soou muito gritado...

Na sequência, passamos para a flauta. Não introduzimos nenhuma música nova, mas retomamos todas as trabalhadas até agora. Até que este momento da flauta funcionou bem. No final, chamamos algumas crianças (e outras se voluntariaram) para tocar na frente da classe. Apesar da montoeira, fucionou relativamente bem. Acho que precisamos mesmo a partir de agora colocar algum foco na apresentação, como meio importante de conseguir que a as crianças se concentrem um pouquinho. Já temos bastante repertório (mesmo!), tenho a impressão de que precisamos agora nos empenhar para trabalha-lo musicalmente (arranjos e instrumentação podem ajudar...). Precisamos conversar!

No final da aula, introduzimos a nova música do Carrossel. Nesse momento, a classe estava mais atenta (talvez devido ao retorno da professora à sala, como o Daniel bem observou), mas não houve tempo de desenvolver a música com eles. Encerramos com a Canção do povo de algum lugar, que a essa altura as crianças já estão acompanhando bem (apesar de só cantarmos essa música uma única vez ao final de cada aula).

Nenhum comentário:

Postar um comentário